Skip to content
Instagram

COMEÇA HOJE A CONSTRUIR UMA ROTINA INTELIGENTE

SABER MAIS

Novo Ritmo

por Madalena Mendes

  • Home
  • NOVO RITMO
  • Blog
  • Sobre mim
  • Contactos
Shopping Cart 0
Novo Ritmo
por Madalena Mendes

Blog

Ciclos da mulher

Hello world!

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it,…

Read More Hello world!Continue

bem-vinda

O meu nome é Madalena

Sou professora de yoga, educadora menstrual e especialista em organização e rotina com foco no bem-estar das mulheres. Tenho como propósito ajudar mulheres a viver e a trabalhar com mais presença.

Sabe mais
Acompanha-me
  • Instagram
Procura
categorias
  • Ciclos da mulher

Subscreve a newsletter

Uma vez por semana recebe uma carta exclusiva no teu email com reflexões e estratégias para viveres uma rotina mais produtiva e sustentável que respeite o teu ritmo.

@eumadalenamendes

Dentro do Enraizar tens em mãos + de 40 práticas p Dentro do Enraizar tens em mãos + de 40 práticas para criares os 2 contextos mais importantes do teu dia: rotina matinal e noturna. 🧡
Se queres começar aos poucos começa antes a mudar a tua rotina noturna porqus é ela que tem o poder de transformar a tua manhã.
Fomos ensinadas que produtividade é sinónimo de in Fomos ensinadas que produtividade é sinónimo de intensidade. Que consistência significa manter sempre o mesmo ritmo. Que é preciso dar 110% todos os dias. 
Mas o que acontece quando cais nessa falácia? 
- Hiperativação do teu sistema nervoso sensível
Isso pode levar a sintomas físicos como tensão muscular, fadiga extrema, dores de cabeça e ansiedade constante. 
- Perda de vitalidade e prazer no teu dia
Quando te pressionas apenas a “fazer” perdes a tua capacidade de estar presente e viva. O resultado pode ser uma sensação de vazio, apatia ou desmotivação constante.
- Vives com a sensação de que estás sempre no limite e com a sensação de que nunca tens tempo.
O segredo não está em fazer mais nem em parar.🙄
Está em aprenderes a usar a tua energia da forma certa. Para isso, vais precisar de dar atenção à forma como cuidas de ti- do teu corpo e da tua mente.
Sim, trabalho e autocuidado não são opostos. São complementares. Não dá para falar sobre produtividade sem falar sobre descanso. 
Estes dois elementos fazem parte da mesma equação.⚖️
Por isso...se queres ser mais produtiva, estudar ou cuidar melhor de determinados projetos mas com vitalidade e presença vais precisar de cuidar melhor de ti. 🧡
Começa hoje a dar esse passo dentro do ENRAIZAR. Clica agora no link.
A história da Jéssica não é sobre alcançar uma vid A história da Jéssica não é sobre alcançar uma vida "perfeita". Na verdade, nem eu acredito nisso. E, honestamente, o curso Rotina Ritual também não serve esse propósito. 
A Jéssica conquistou uma vida mais organizada. No entanto, ela ainda enfrenta desafios – como todos nós. Não nos podemos esquecer que temos toda uma estrutura social que não facilita a mulher. No entanto, a Jéssica hoje tem ferramentas e clareza para lidar com a sua rotina, responsabilidades e papeis de forma diferente.
Agora pergunto-te: Curiosa para conhecer o Rotina Ritual por dentro?🧡
@jessicacoreixas
Qual é o hábito que sentes que pode impactar posit Qual é o hábito que sentes que pode impactar positivamente a tua rotina diária? 🫖
👇🏻 1. Não te foques só no que é urgente -Focar ap 👇🏻
1. Não te foques só no que é urgente
-Focar apenas no que é urgente faz com que negligencies o que sustenta a tua energia a longo prazo, como cuidar do corpo, beber mais água ou fazer exames médicos. Estes hábitos são essenciais para manteres a tua vitalidade.
2.Não tomes microdecisões diariamente sobre o que fazer
-Decidir todos os dias o que fazer desgasta a tua energia mental. Em vez disso, cria uma rotina mínima que automatize o básico e permita que as coisas importantes aconteçam sem esforço extra.
3. Não faças mudanças radicais
- Esta era muito comum acontecer comigo! Mudanças bruscas sobrecarregam o nosso sistema nervoso e aumentam o risco de desistirmos. Implementa mudanças gradualmente: começa com um hábito por mês e acompanha o processo.
4.Não coloques tarefas aleatórias na agenda
-A agenda deve guardar o teu tempo para compromissos  e não para tarefas soltas. Organiza as tarefas numa lista separada para garantires clareza sobre o que é prioridade.
5.Não ignores a dinâmica do teu ciclo menstrual
-O teu nível de energia varia ao longo do mês e para manteres a consistência vais precisar de reconhecer esse teu ritmo interno e criar tarefas dentro dos teus contextos energéticos.
6. Não queiras fazer tudo sem abdicar de nada
-Quando tentamos fazer tudo a verdade é que acabamos por não fazer nada. Define 4 prioridades para o ano e um foco claro para cada mês, para garantires o progresso sem te sentires perdida.
7. Não passes o tempo todo a pensar se estás a fazer a coisa certa
-Ficar presa em dúvidas constantes desgasta a tua energia mental. É por isso que precisas de mapear as tuas responsabilidades e definir a sua frequência. 
8.Não te foques no que não tens
-Concentrarmo-nos apenas no que falta impede-nos de reconhecer o que já temos como potencial. Usa os teus recursos atuais com criatividade.🤎
Alguma dessas armadilhas por aí? 🫣
Durante muito tempo na minha vida eu sentia dificu Durante muito tempo na minha vida eu sentia dificuldade em desfrutar plenamente da minha prática de yoga, mesmo sabendo que era -e sempre foi - uma das minhas principais rotinas de autocuidado. 🫁
Essa dificuldade surgia porque a minha mente estava constantemente a levar-me para outros lugares. Enquanto eu tentava desfrutar do meu corpo, eu estava sempre a pensar no que era preciso fazer, quando deveria fazer e como. Eu não estava presente. 
Hoje percebo que essa inquietação mental não era falta de foco mas sim o reflexo de uma mente agitada a tentar lidar com o caos. 
Além disso comecei também a notar que a minha postura no tapete tornou-se reativa. A prática, que deveria ser um momento de conexão e presença, era agora apenas uma tarefa a cumprir. 
Quando as preocupações dominam a nossa vida, até os momentos dedicados ao relaxamento são invadidos pela ansiedade. E não estou a dizer que precisamos de resolver tudo para desfrutar, nada disso. No entanto, encontrar formas de destralhar, organizar e planear a nossa vida moderna, ajuda a mente a sossegar. Isso sim. 
Com o tempo comecei então a sentir que queria trazer mais estrutura aos meus dias, não apenas para desfrutar mais do meu autocuidado, mas para me sentir mais enraizada, alinhada e presente no trabalho e nos meus dias. Queria sentir que estava a fazer a coisa certa no momento certo e que podia sentir-me mais tranquila por não estar a "perder nada". 
Por isso comecei a planear e a organizar a minha vida, o meu trabalho e o meu autocuidado com com mais intenção. 
Sim, quando existe um plano a nossa mente sente-se mais segura e menos reativa.
Hoje consigo desfrutar melhor das minhas práticas de yoga com presença e propósito porque sei que tudo o resto está organizado. 
Agora partilha comigo: costumas organizar os teus dias?🤎
Quando o dia se resumo a um acumular de coisas sem Quando o dia se resumo a um acumular de coisas sem pausas restauradoras, o corpo acumula uma espécie de "débito energético".🧹 
😬 Esse débito não desaparece simplesmente... ele é transferido para a noite, quando o corpo se prepara para restaurar. 
Sim, durante o sono ocorrem processos vitais como: regeneração celular, reposição dos níveis de energia, consolidação de memórias, etc. 
🌋 No entanto, se o nosso sistema nervoso já estiver sobrecarregado haverá mais “trabalho pendente” do que deveria sobretudo porque: 
1.O nível de cortisol mantém-se elevado no organismo.
2.O sistema nervoso simpático (responsável pelo estado de alerta) continua demasiado estimulado impedindo que o sistema nervoso parassimpático assuma o controlo.
3.O corpo gasta energia extra para tentar regular desequilíbrios criados ao longo do dia. 
☕️Como isso afeta o dia a dia?
Quando o corpo não consegue completar os processos de recuperação durante a noite o teu desempenho vai diminui devido qo cansaço persistente, brain fog, ansiedade constante, fadiga, etc. 
🫀No caso da alta sensibilidade essa linha é mais ténue pois o nosso sistema nervoso é mais sensível às mudanças causadas pela imprevisibilidade e excesso de stress. 
Como podemos então quebrar este ciclo? 
Começa por integrar no dia a dia momentos intencionais que permitam ao teu corpo e à mente recuperarem e quebrarem ciclos de stress antes de chegar à noite. 
Estes momentos restauradores reduzem a carga que o corpo tem de compensar durante o sono e ajudam a equilibrar o sistema nervoso. 
Por isso...👇🏻 
🥀Chega de preencheres o dia apenas com coisas que consomem a tua energia. Dia 27 de Novembro o programa ENRAIZAR abre novamente portas. Um programa de yoga para mulheres altamente sensíveis que querem criar uma rotina consistente de autocuidado para fortalecer o seu sistema nervoso e prosperarem com + energia no seu trabalho, negócio ou projetos. 
Clica no link da bio e recebe uma aula GRATUITA dia 27 de Novembro para começares a gerir o teu maior potencial: a tua energia vital.
Hoje para mim foi um dia assim!🤯 Precisei de faze Hoje para mim foi um dia assim!🤯
Precisei de fazer várias coisas que exigiram trabalho mental profundo o que no meu caso faz com que a minha mente fique mais ativa mesmo depois de já ter fechado o meu dia.
Partilha comigo. Como lidas com estes dias?🧹

Copyright © 2025 Novo Ritmo | Privacy Policy | Theme by Brand & Blogger

Scroll to top
  • Home
  • NOVO RITMO
  • Blog
  • Sobre mim
  • Contactos
Search